Apresentação da pesquisa:
Espalhar a pólvora para colher o Fogo, terceira etapa do Projeto Sintoma com estreia dia 24 de maio às 20:00 na Casa Vermelha.
O projeto realiza desde 2020 pesquisa e criação acerca de temas ligados ao binômio verdade/mentira, narcisismo, e trauma. Com concepção e atuação de Monica Siedler e direção e figurinos de Mariana Corale, esta apresentação integra o projeto Som, Luz e Matéria: Experimentações entre a pólvora e o fogo, realizado através da Lei Paulo Gustavo de 2023. O primeiro capítulo chamado Verdade/Mentira foi apresentado ao vivo (online) em 2021 em mostras de teatro, encenado da casa da atriz Monica Siedler; O segundo capítulo, intitulado Narciso, realizado em 2022 ganhou o prêmio emergencial Aldir Blanc de pesquisa gerando material audiovisual disponível em canal do youtube do projeto.
A atual pesquisa contou com a participação dos artistas Yalis Barrett Drummond e Roberto Gorgati que realizaram pesquisas ligadas ao som e a cenografia. Dentro da ação cênica da pesquisa atual, busca-se expurgar a melancolia, realizando um teatro performativo que através da palavra, da dança, dos objetos e da imagem, se abre para a crítica à cultura e a nossos comportamentos viciados, buscando o rito do Teatro como suporte para a troca estética e psicanalítica.
Ficha Técnica
Concepção, atuação e projeção: Monica Siedler
Direção de cena, figurinos e bordados: Mariana Corale
Objetos de cena : Monica Siedler e Mariana Corale
Cenário, refletores e cavalo de Tróia: Roberto Gorgati
Pesquisa, criação de trilha sonora e operação de som: Yalis Barrett Drummond
Rede social e fotos: Mariana Corale.
Iluminação: Rafael Motta.
Produção: Monica Siedler
Ensaios: Sala M – Porto da Lagoa
Dramaturgia: Monica Siedler e fragmentos da obra Verdade e Mentira no sentido extra-moral de Nietzsche, A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector, Cantares do sem nome e de partidas de Hilda Hilst, Ricardo III de Shakespeare, O mito de Narciso do livro Metamorphoses de Ovídio; Eu pecador de Nicanor Parra e Mistério de Ariadne segundo Nietzsche, de Gilles Deleuze.
Serviço:
Espalhar a pólvora para colher o fogo
Dia 24 de maio às 20:00
Quanto: gratuito
Onde: Casa Vermelha
Rua Custódio Fermino Vieira, 48
Bairro Caeira Saco dos Limões.
Informações: sintomaprojeto@gmail.com
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
#fcc
#leipaulogustavo
#projetosintoma
Oficina
Oficina: Teatro Performativo: Experimentações entre a pólvora e o fogo.
Estão abertas as inscrições para a oficina Teatro Performativo – Estudos cênicos. A oficina ocorrerá no dia 25 de maio das 10:00 às 17:00, com intervalo de uma hora, na Casa Vermelha, bairro Saco dos Limões.
A oficina abordará conceitos teóricos e práticos do Teatro Performativo, compartilhando experiências do Projeto Sintoma (2020-2024) e criações de outros artistas dentro da história do teatro, da performance e do teatro performativo. Para a prática utilizaremos elementos da encenação para construirmos pequenas cenas experimentais. Os atores e comunidade interessada terão oportunidade de trabalhar com o corpo, a voz e com seus gestos e memória para criar ações teatrais e estudos cênicos.
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Informações:
Ministrantes: Mariana Corale, Monica Siedler e Yalis Barrett Drummond
Carga horária: 6 horas (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 a 17h00)
Público alvo: atores, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.
Faixa etária: maiores de 16 anos.
Forma de seleção: Por ordem de inscrição através do e-mail sintomaprojeto@gmail.com
Quanto: gratuito
Onde: Casa Vermelha
Rua Custódio Fermino Vieira, 48
Bairro Caeira Saco dos Limões.