CAPÍTULO 2
NARCISO
CAPÍTULO 2
Narciso
O Projeto Sintoma: Capítulo 2 – Narciso foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc SC 2021 para a realização de pesquisa e experimentação artística inédita, sobre o tema Narciso. A pesquisa sobre Narciso propõe investigar a linguagem do teatro performativo, revisitando o mito de Narciso e problematizando questões atuais como relacionamentos tóxicos, auto-representações nas redes sociais e as supostas narrativas e projeções que construímos acerca de nós mesmos na atualidade. Esse projeto é uma nova etapa de uma pesquisa artística iniciada em 2020, on-line, pela artista Monica Siedler em interlocução com a artista Mariana Coral. O prêmio Aldir Blanc permite a continuidade da pesquisa artística das duas artistas, que vêm elaborando modos de criação de uma dramaturgia própria, entremeando textos autobiográficos com referências bibliográficas na filosofia, psicanálise e literatura sobre o tema. A pesquisa e experimentação prevê o compartilhamento da mesma através de algumas plataformas online, como página no instagram, facebook e o padlet, onde será compartilhado o processo de pesquisa. O atual projeto prevê diversas ações: desde leitura e construção de um “roteiro” sobre o tema Narciso e também, experimentações e criação de objeto(s), figurino(s), cenas, numa perspectiva que se assemelha às técnicas de collage e assemblage, cuja proposta é a de criar composições feitas a partir do uso de diversos materiais de diferentes texturas, sobrepostas ou colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem.
Com referência na visualidade e manufaturas do segundo capítulo temos a obra da artista Louise Bourgeois, com seu trabalho que liga-se à psicanálise e aos traumas infantis. Alguns materiais estão sendo trabalhados nesse período: argila, meias calças, papel, tintas e madeira.
Ficha Técnica
CONCEPÇÃO E ATUAÇÃO
Monica Siedler
ENCENAÇÃO, DIREÇÃO DE ATRIZ
Mariana Corale
FIGURINOS
Mariana Corale
DRAMATURGIA
Monica Siedler a partir de fragmentos da obra Verdade e Mentira no sentido extra-moral de Nietzsche, A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector, fragmentos de Hilda Hilst, cenas de Ricardo III de Shakespeare e do mito grego de Narciso e Eco.