CAPÍTULO 3

Espalhar a pólvora para colher o fogo

Projeto Som, Luz e Matéria: experimentações entre a pólvora e o fogo.
Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Capítulo 3

Espalhar a pólvora para colher o fogo

Terceira etapa e final do Projeto Sintoma, realizado até então no formato online. A proposta parte da pesquisa em Teatro com fricções na Dança, Artes Visuais, Performance e Psicanálise, abordando os temas: o binômio verdade/mentira; narcisismo e trauma, assuntos extremamente atuais.

O primeiro capítulo chamado Verdade/Mentira foi apresentado ao vivo (online) em 2021 em mostras de teatro, encenado da casa da atriz Monica Siedler, com direção de Mariana Corale.

O segundo capítulo, intitulado Narciso, realizado em 2022 ganhou o prêmio emergencial Aldir Blanc de pesquisa gerando material audiovisual disponível em canal do youtube do projeto; e, em 2024 “Espalhar a pólvora para colher o Fogo” traz procedimentos do Teatro Performativo e algumas perspectivas barrocas, na feitura dos objetos, da ritualização da cena e da contradição na exposição temática. Este terceiro capítulo nasce do projeto Som, Luz e Matéria: Experimentações entre a pólvora e o fogo cuja proposta foi realizar o diálogo com dois artistas da cidade: Yalis Barrett Drummond e Roberto Gorgati. Yalis é musicista e sonoplasta, a sua presença em nossos encontros criativos aprofundou as questões ligadas a sonoridade e criação de paisagens sonoras, criando sonoridades eletrônicas e uma trilha original para a ação cênica.

Para pesquisa, criação de refletores luminosos e objetos de cena dialogamos com o artista Roberto Gorgati, bonequeiro, designer e artista plástico. Gorgati participou na ação cênica de 2021 “Capítulo 1 : Verdade e Mentira” com alguns adereços cênicos tais como o cavalo de tróia. A forma que o artista trabalha parte do reaproveitamento de materiais da rua e com sua grande engenhosidade cria soluções cenográficas poéticas que trabalham em um contexto da perspectiva visual.

Dentro deste diálogo com nossas cenas ainda em processo e esses dois artistas, o projeto sintoma aprofundou experimentações para criar uma cena imagética, performática e provocativa. Neste terceiro momento de nosso projeto pretendemos partir da imagem arcaica e mitológica, nos aventurar na imagem cultural e sociológica criando enunciados mais provocadores e lidando com uma cena mais prenhe de significados e visualidades que compartilhe com o público nossas inquietações.

Ficha Técnica

CONCEPÇÃO, ATUAÇÃO E PROJEÇÃO

Monica Siedler

DIREÇÃO DE CENA, FIGURINOS E BORDADOS:

Mariana Corale

OBJETOS DE CENA:

Monica Siedler e Mariana Corale

CENÁRIO, REFLETORES E CAVALO DE TRÓIA:

Roberto Gorgati

PESQUISA, CRIAÇÃO DE TRILHA SONORA E OPERAÇÃO DE SOM:

Yalis Barrett Drummond

REDE SOCIAL E FOTOS:

Mariana Corale

ILUMINAÇÃO:

Rafael Motta

PRODUÇÃO:

Monica Siedler

ENSAIOS:

Sala M – Porto da Lagoa

DRAMATURGIA

Monica Siedler e fragmentos da obra Verdade e Mentira no sentido extra-moral de Nietzsche, A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector, Cantares do sem nome e de partidas de Hilda Hilst, Ricardo III de Shakespeare, O mito de Narciso do livro Metamorphoses de Ovídio; Eu pecador de Nicanor Parra e Mistério de Ariadne segundo Nietzsche, de Gilles Deleuze.

plugins premium WordPress

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.​